29 de ago. de 2007

O CRESCIMENTO DO REINO DE DEUS SOBRE A TERRA

I - DEUS TEM UMA PROMESSA DE CRESCIMENTO AO HOMEM – ABRAÃO
A descendência de Abraão seria inumerável como as estrelas do céu (Gn 15:5);
Seria incontável como o pó da terra (Gn 13:14-16);
Na sua onisciência Deus já sabia disso no passado e no futuro (Ap 7:9-12).
Você sabia que Deus é onisciente? Que Ele tem toda a sabedoria e conhecimento que jamais o homem poderá compreender em plenitude? Você sabia que Deus te conhecia antes da fundação do mundo? Que Deus te conhecia antes de você ser gerado no ventre materno? Que você estaria aqui nesta manhã/noite? (Salmos 139...)

II – O REINO DE DEUS É ANUNCIADO POR JESUS E JOÃO BATISTA
a) João Batista (Mateus 3:2);b) Jesus Cristo (Mateus 4:17).

III – ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DO REINO DE DEUS: - O Reino de Deus é um reino de governo (Mateus 6:10-11) – É Deus no governo das nossas vidas, Deus é o centro de tudo. É o lugar onde a nossa vontade não é feita e sim a nossa vontade é o cumprimento da vontade de Deus – “A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra”- O Reino de Deus é o poder de Deus (I Coríntios 4:20 e 2:4-5);- O Reino de Deus é a demonstração do Espírito e do poder de Deus (I Coríntios 2:4), através de sinais, maravilhas, manifestações dos dons, convencimento de pecado, sabedoria, etc... (Estevão – Atos 6:8-10);- O Reino de Deus é justiça, paz e alegria no Espírito Santo (Romanos 14:17);- Jesus disse que a nossa prioridade deve ser buscar o Reino de Deus em primeiro lugar (Mateus 6:33).

IV – O CRESCIMENTO DO REINO OPERA EM NÓS E ATRAVÉS DE NÓS
a) Em nós- Jesus compara o crescimento do Reino como o crescimento de uma massa com fermento (Mateus 13:33)- A massa cresce e se multiplica;- Nós somos massa nova nas mãos de Deus (I Coríntios 5:7);- Assim como a massa é atingida pelo fermento em toda a sua totalidade; o Reino de Deus nos atinge e nos faz crescer em tudo: espírito, alma e corpo, família, finanças, caráter, nos relacionamentos, etc.b) Através de Nós – O Reino cresce na medida que cumprimos o Ide (Mateus 28:18-20 e Marcos 16:15-20) .

V – A MULTIPLICAÇÃO QUE COMEÇOU EM ABRAÃO AINDA CONTINUA...
a) TODOS OS QUE CRÊEM EM JESUS CRISTO SÃO FILHOS DE ABRAÃO PELA FÉ (Gálatas 3:7)- Conclusão – O Crescimento continua à medida em que as pessoas ouvem e crêem no Evangelho do Nosso Senhor Jesus Cristo.b) A MULTIPLICAÇÃO NA VIDA DA IGREJA PRIMITIVA:- Após a primeira pregação de Pedro a igreja teve mais de 3.000 conversões (Atos 2:41)- Após a segunda pregação de Pedro a igreja teve o crescimento para mais de 5.000 membros (Atos 4:4)- Depois a Igreja era composta de dezenas de milhares (Atos 21:20 – A.R.A).
VI – O REINO DE DEUS CONSISTE NA DEMONSTRAÇÃO DO ESPÍRITO E DO PODER:
(I Coríntios 2:4 e 4:20)a) Poder para Curar os enfermos (Lucas 10:9);b) Poder para libertar os oprimidos do diabo (Lucas 11:20)c) Para Pregar a Palavra de Deus

VII – JESUS FOI UNGIDO COM ESPÍRITO SANTO E PODER:
(ATOS 10:38; LUCAS 4:18-19) - Para evangelizar, para curar os enfermos, para libertar os cativos e apregoar o ano aceitável do Senhor...

O QUE DEVEMOS FAZER PARA QUE O REINO DE DEUS CRESÇAEM MIM E ATRAVÉS DE MIM SOBRE A TERRA?
1º) Tudo começa com o arrependimento - O arrependimento é a porta de entrada do Reino de Deus na vida do ser humano.a) Assim falou João Batista em sua primeira pregação - (Mateus 3:2);b) Assim falou Jesus Cristo em sua primeira pregação - (Mateus 4:17);c) Assim falou o apóstolo Pedro em sua primeira pregação - (Atos 2:38);d) Assim falou o apóstolo Paulo que Deus não leva em conta o tempo da ignorância mas notifica a todos em toda a terra que se arrependem dos seus pecados e se convertam ao Deus Vivo (Atos 17:30).- Se você quer o Reino de Deus dentro de você, enchendo você, transformando você; o primeiro passo que você tem que dar hoje é arrependendo dos seus pecados;- Arrependimento implica em mudança de mente, mudanças de pensamentos e de atitudes em relação ao pecado. (Quem roubava não roube mais... Quem mentia não mente mais... Zaqueu (restituição).

2º) Temos que crer que o crescimento do Reino de Deus está no coração de Deus - A multidão de discípulos crescia cada vez mais ( Atos 5:12-14);- A Palavra se espalhava (Atos 6:7);- O número de discípulos crescia rapidamente (Atos 6:7);- As igrejas eram fortalecidas na fé (Atos 16:5)- As igrejas cresciam em número a cada dia (Atos 16:5);- 3.000; 5.000; dezenas de milhares...

3°) Temos que andar no poder do Espírito Santo, pois o Reino de Deus consiste em demonstração do Espírito e do Poder de Deus: - Deus prometeu derramar este poder sobre a igreja (Isaías 44:3-4; Atos 1:8; Atos 2:38-39) para podermos testemunharmos à respeito do Seu Filho Jesus Cristo;- O Batismo no Espírito Santo é essencial para que as doenças, enfermidades e os demônios sejam subjugados;- O Batismo no Espírito Santo é necessário para vencermos o pecado, a carne, o diabo e o mundo.- Todas as bênçãos espirituais já foi derramada sobre a igreja (inclusive o Batismo no Espírito Santo), devemos apenas receber por fé.

4º) Temos que nos encher do Espírito Santo todos os dias da nossa vida. COMO?- Falando entre si com salmos;- Entoando cânticos espirituais;- Louvando a Deus de todo coração;- Dando graças a Deus continuamente; - Orando no espírito em todo o tempo (oração em línguas): Se edificando (I coríntios 14:1-3; Judas 1:20);- Paulo dava graças a Deus por orar em outras línguas mais do que a igreja de coríntios (I coríntios 14:18).

“O PROPÓSITO DE NÓS SERMOS CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO É O CRESCIMENTO DO REINO DE DEUS SOBRE A TERRA”

CONCLUSÃO:

- Chamada ao arrependime nto;- Confissão de Jesus Cristo (Romanos 10:9-10; Mateus 10:32-33);- Chamada para o enchimento e batismo no Espírito Santo

Um comentário:

André Pereira disse...

Palavra ótima pra uma ministração de célula, uma palavra que pode mudar o curso de história de muitos