16 de nov. de 2008

PURIFICAÇÃO E MORTIFICAÇÃO PARTE 2.



Autor:Dave Roberson
Fonte: minamd.org.br

O Primeiro Passo: Acordando a Consciência


        Aceite: O seu espírito humano não pode ser carregado e edificado sem passar pelo processo de purificação em sua vida. É impossível crescer em Deus sem cortar as coisas que estão lhe segurando. Por isso, a primeira coisa que o Espírito Santo faz, por você continuar orando em línguas, é acordar a sua consciência. Torna-se mais difícil fazer as coisas carnais que você estava acostumado a fazer.
        Por exemplo, se alguém faz um comentário maligno a seu respeito, você simplesmente sorri e louva a Deus pela libertação daquela pessoa. Você pensa, Eu não teria feito isto no ano passado. Eu teria a esbofeteado! Alguma coisa mudou. É o processo de edificação em operação.
        Quando o Espírito Santo acorda sua consciência para alguma coisa que você está fazendo de errado, isto significa que Ele está lá com o poder para fazer aquilo morrer. Quando você acrescenta sua fé e começa a resistir ao erro, acontece a mortificação e o Espírito Santo lhe purifica daquilo. Isto é edificação.


Coisas Escondidas nas Trevas São Reveladas!

        Lembre-se do que eu já disse antes: Os mistérios que você ora em línguas são para seu benefício e não para Deus. Toda vez que você ora no Espírito, você se comunica com o trono de Deus, os mistérios de Cristo em você, a Esperança da Glória. Quando Deus começa a responder aquelas orações, você começa a receber conhecimento de Sua Palavra. O entendimento de tudo o que Jesus é em você começa a vir em seu interior.
        Ao mesmo tempo em que estes mistérios são revelados ao seu entendimento, o Espírito Santo também lança uma brilhante luz nos bloqueios espirituais que estão escondidos nas trevas – aqueles pecados, falhas e erros que lhe impedem de produzir cem por cento da colheita do plano de Deus em sua vida.
        É sobre isto que Jesus está falando em Marcos 4:20-22. Depois de descrever os diferentes tipos de terra ruim nos corações das pessoas, Ele diz isto:


Os que foram semeados em boa terra são aqueles que ouvem a palavra e a recebem, frutificando a trinta, a sessenta e a cem por um.Também lhe disse: Vem, porventura a candeia para ser posta debaixo do alqueire ou da cama? Não vem, antes, para ser colocada no velador?

        Então, Jesus me chama de “terra boa” se eu receber a Palavra de Deus – tanto a Palavra escrita como os mistérios de Seu plano para a minha vida pessoal – e produzir o Seu fruto a trinta, sessenta e cem por cento.
        E, Jesus faz a pergunta: “Vem porventura a candeia para ser posta debaixo do alqueire ou da cama?” A resposta é não. Pode uma candeia acesa ser levada dentro de um quarto escuro sem brilhar sua luz ao que está escondido nas trevas? Não. A Palavra de Deus lhe foi dada para não ser entendida? Não!
        Jesus, então, faz esta declaração no versículo 22:


Pois nada está oculto, senão para ser manifesto; e nada se faz escondido, senão para ser revelado.

        Em outras palavras, quando o Espírito Santo começa a iluminar seu espírito através da Palavra de Deus, é como andar em um quarto escuro com uma candeia acesa. Todo obstáculo no quarto que está escondido nas trevas será revelado pela luz.
        É justamente sobre a sua vida que Jesus está falando. Ele está exatamente falando sobre desvendar as coisas escondidas na escuridão que o impedem de produzir cem por cento em seu andar com Deus.
        Veja, a candeia de seu espírito foi acesa quando você nasceu de novo e você não pode orar em línguas sem que aquela candeia seja acesa e queime mais e mais. Isto, meu amigo, é quando aquela guerra interna começa! Por quê? Porque a carne não gosta que seus feitos se exponham à luz. A carne é simplesmente como baratas que vivem em hotéis baratos: Quando a luz é acesa elas correm para se esconder, pois gostam de se esconder na escuridão.
        É desta forma que acontece com a sua carne. Eu garanto a você, que a sua carne não vai querer se livrar de tudo que o Espírito Santo vai iluminar!


Transformação Interna Antes da Mudança Externa.

        Antes que eu entendesse a dinâmica da guerra interna, foi um grande mistério para mim o porquê que tantas pessoas, embora demasiadamente famintas por Deus e empolgadas em seus espíritos para orarem muito no Espírito Santo, desistiram antes que quaisquer resultados notáveis ocorressem. Então percebi que a maioria das pessoas tinha desistido porque elas estavam procurando suas respostas no lugar errado.
        Deixe-me dar a você um exemplo. Suponha que um crente fique todo entusiasmado por orar em línguas. Ele decide, Cuidado, diabo! Eu vou me fechar em algum lugar para orar em línguas uma hora todo dia. E ai do homem que tentar me parar! Ele será escorraçado.
        Assim, este homem vai para o seu quarto de oração com uma Bíblia de cinco quilos debaixo do braço. Sim, senhor, ele vai orar em línguas uma hora todos os dias. Só tem um problema: Ele assume um compromisso em estado de depressão, sofrendo de uma doença terminal e em processo de declarar falência!
        Mas este homem não se importa, porque ele encontrou a resposta. Ele pensa, Encontrei Alguém que conhece minhas fraquezas e irá orar pelos meus problemas. Agora, tudo será diferente!
        Passa-se um mês. Este crente ora em línguas todos os dias uma hora. Nada mudou.
        Passam-se dois meses. Ele continua orando em línguas. Nada mudou. Passam se três meses. Agora, este homem está olhando para o horizonte.
        “O que você está procurando?”.
        “Eh, não muita coisa. Mas, você sabe, eu estou usando o meu tempo. Tenho orado em línguas por três meses! Se tiver alguém que deve receber uma resposta, sou eu!”
        Vou lhe contar o que este homem está fazendo. Ele está buscando algo espetacular e perdendo o milagre! Em outras palavras, ele está esperando que Deus responda os mistérios os quais ele vem orando em línguas, mudando suas circunstâncias externas de alguma.maneira magnífica. Enquanto isto, ele está sem noção da obra miraculosa do Espírito Santo que está acontecendo dentro dele.
        Talvez este crente imagine que um cavalo grande e branco, com olhos em chamas, esteja cavalgando no horizonte em direção a sua casa. À medida que o cavalo se aproxima, ele reconhece quem está montado no cavalo.
        “Rapaz, é Jesus! Puxa, esta coisa de orar em línguas realmente funciona!”.
        Jesus puxa a rédea de Seu cavalo próximo ao crente e diz, “Em primeiro lugar, dê-Me uma lista de todos a quem você deve”. O homem Lhe dá a lista, e Jesus sai galopando em Seu cavalo, deixando uma nuvem de poeira atrás Dele. Meia hora depois, Jesus está de volta e lhe diz, “Todas as contas estão liquidadas”.
        Então, Jesus diz, “Um momento, por favor”, e sai atrás do espírito de pobreza que Ele reconheceu esquivando-se nas sombras. O cavalo grande esmaga aquele diabo trapaceiro até que ele fica em migalhas no chão – e, instantaneamente, a pobreza é retirada da vida do crente!
        Aos trotes de volta, Jesus desce de Seu cavalo. Então, Ele caminha em direção ao crente e impõe as mãos sobre ele – a doença e a depressão imediatamente desaparecem! O crente exclama, “Meu Deus! Tornei-me uma nova pessoa e só orei por três meses! Esta coisa realmente funciona!”.
        Jesus sobe em Seu cavalo e inicia a Sua cavalgada. Purificação e Mortificação De repente, Ele pára e cavalga de volta. Ele diz, “A propósito, Eu Me esqueci disto”. Ele leva as mãos ao bolso
e tira um envelope contendo dez mil dólares. “Isto é para você se confraternizar com os irmãos da igreja nos restaurantes depois dos cultos”, Ele informa ao homem deslumbrado.
        Então, Jesus cavalga em direção ao horizonte, sob a silhueta do pôr-do-sol, e empinado em Seu cavalo, grita, “Hi Huuu, Espírito Santo, adiante!” e sai galopando. O crente suspira, enxuga o suor da testa e diz, “Agora sim, isto foi uma verdadeira libertação!”.
        Muitas pessoas cometem o mesmo erro que este homem. Elas oram em línguas, procurando mudanças repentinas em suas circunstâncias externas. Mas, elas perdem a transformação sobrenatural que realmente acontece – em seu espírito. E, com muita freqüência, elas desistem antes que Deus possa terminar Sua obra nelas, o que é a maior mudança de todas. Elas procuram algo espetacular, mas, perdem os milagres.
        Lembre-se, orar em línguas é como qualquer outra oração – ela é designada para ser respondida! Mas, porque é o nosso espírito humano que ora (1 Co. 14:14), é também nosso homem espiritual que recebe a resposta das orações.
        Agora, deixe-me mostrar a você como o homem espiritual recebe a resposta para os mistérios orados no Espírito Santo. Suponhamos que eu tenha uma cruzada onde centenas de pessoas se entusiasmem por orar em línguas. Aliás, elas estão tão entusiasmadas que até mesmo depois de eu deixar a cidade, elas decidem passar uma certa quantidade de tempo orando todos os dias.
        Mas, depois de algumas semanas sem ver nenhuma mudança aparente em suas circunstâncias, uma a uma começa a desistir. Finalmente, sobra só uma pessoa que está perseverando em orar em línguas todos os dias.
        Digamos que esta pessoa mantenha seu compromisso por diversos meses, orando no Espírito Santo e buscando mudanças. Gradualmente, alguma coisa muito miraculosa começa a acontecer dentro dela.
        Alguma coisa acontece em seu discernimento na Palavra. As Escrituras que ela nunca entendeu se tornam claras. Em conversas informais com seus amigos, ela pode de repente explicar versículos que eram um mistério. Quando as pessoas se aproximam dela com seus problemas, ela imagina, Por que elas não fazem isto e aquilo?, porque agora, aquilo tudo lhe é muito claro.
        Esta pessoa está experimentando o efeito que orar em línguas tem em seu espírito. Ela está experimentando a maneira que Deus responde este tipo de oração.
        Desta mesma forma, seu espírito pode começar a receber sabedoria e direção para cumprir o plano especial de Deus para você. Você pode desenvolver uma forma de “saber-sim”, o que significa que você simplesmente sabe o que Deus quer, mesmo sem saber como você sabe.
        No entanto, tudo isto não significa que os resultados notáveis não começarão a aparecer nas circunstâncias externas. Eles aparecerão sim! As coisas mais inesperadas e incríveis começarão a acontecer. Deus irá operar em seu emprego, em sua família e em seu corpo. Os amigos e seus queridos notarão a diferença em você à medida que a fé e a segurança comecem a radiar e fluir em sua vida.
        Eu vi muitos milagres acontecerem como resultado de perseverança na oração no Espírito Santo. Mas, veja, primeiro a fé deve vir por ouvir e ouvir a Palavra de Deus (Rm. 10:17). À medida que o discernimento da Palavra começa a aumentar, o processo de purificação aumenta, o que transforma uma pessoa de dentro para fora. Então, de acordo com a ordem de Deus, as circunstâncias externas começam a se alinhar com as mudanças que já ocorreram no que está escondido dentro do coração do homem.


4 comentários:

Ivanice Faria disse...

MEU IRMÃO E COOPERADOR EM CRISTO, A CADA DIA APERFEIÇOANDO HEIM!!! SEU BLOG TÁ LINDO, UMA BENÇÃO DEUS CONTINUE A TE USAR!!! GRAÇA E PAZ!
SUA IRMA EM CRISTO IVANICE

Pac | Paula Ariana Calory disse...

e aíi;
piá... aqui comigo a intimidade com o pai está crescendo... e o espiríto já se manifestou!.. glória a Deus!!! você me ajudou muito.. Deus é muito bom hein!
vou ler o post agora ahahh :D

Fran disse...

Olá, André! Que prazer ter você no meu blog! Seu texto me edificou. Esse trecho principalmente: "É impossível crescer em Deus sem cortar as coisas que estão lhe segurando."
Tenho sentido que ultimamente Deus está querendo que eu me livre de MUITAS coisas que tem me separado dEle.

Com o poder dEle vou conseguir! (:
Fico esperando sua visita novamente!
Deus te use cada vez mais!

Fran - www.HEIRESS.zip.net

Ivanice Faria disse...

Obrigada meu irmão! Aleluia!Meu amigo a festa de jovens em minha igreja será dias 20 e 21/12 as 19:00hs na rua c 165 qd 364 lt 13 jd america aki em goiânia, venha participar conosco!!! grande abraço