26 de dez. de 2008

PURIFICAÇÃO E MORTIFICAÇÃO PARTE 4


Autor:Dave Roberson

A Parábola da Irmã Dieta.

        Talvez você consiga entender melhor a diferença entre força de vontade e mortificação, através desta minha pequena parábola sobre a irmã Dieta. Para a irmã Dieta, todos os janeiros começam sempre da mesma maneira: “Eu vou perder quinze quilos da minha desagradável gordura. Nada de McDonald’s, nada de tortas e bolos, apenas saladas e começarei um grande programa de exercícios!”.
        A irmã Dieta sacode suas emoções e usa sua força de vontade. Então, em 1° de janeiro, ela começa sua dieta.Por dois meses ela consegue alongar sua força de vontade como uma corda de violão. E, pelo terceiro mês ela diz,“Ah, Deus! Mais uma salada?”.Então, um dia, o pastor recebe uma ligação da fábrica de tortas local.
..

“Pastor, temos uma mulher aqui que diz ser uma frequentadora
de sua igreja e ela acabou de atacar nossa fábrica de tortas. Ela
diz que seu nome é irmã Dieta. Você a conhece?”.
“Sim, conheço”.
“Bem, ela não pára de falar – algo sobre a sua força de vontade
ter sido quebrada”.
“O que aconteceu com ela?”.
“Eu não sei. Você já viu um daqueles desenhos do Perna Longa onde o Diabo da Tasmânia gira como um tornado comendo árvores e qualquer outra coisa que estiver no caminho? Bem, a irmã Dieta acabou de entrar e já comeu metade de tudo e foi até à porta do freezer – está lá até agora! Colocamos duas camisas de força nela.Você poderia vir aqui buscá-la?”.
___Então, o pastor vai buscá-la. Ela sai de lá resmungando, “Minha força de vontade foi quebrada. Minha força de vontade foi quebrada”.
___A parábola da irmã Dieta é um pouco radical, mas você entendeu o que eu quis dizer. A força de vontade só pode levá-lo até um certo ponto da batalha para superar os feitos da carne. A única maneira para realmente mortificar estas obras carnais de uma vez por todas é através do Espírito.
..

A Força de Vontade Não Pode Mudar um Casamento.


        Vou lhe dar outro exemplo de como a carne pode tomar conta quando é feita uma tentativa de mudança apenas através da força de vontade. Quando um casal está tendo problemas, conselho familiar pode ser uma grande ajuda.O conselheiro ensina a ambos como cumprir seus papéis no casamento. E lhes diz, “Se vocês fizerem estas coisas, o casamento de vocês irá mudar”.
        É fácil dizer para as pessoas o que se deve fazer para mudar o casamento. Mas, se o conselheiro não os ensinar como encontrar a raiz do problema – como permitir que o Espírito Santo os purifique das fraquezas que causaram os problemas – então, tudo o que ele fez foi dar ao casal ótimos conselhos, mas sem efeito.
        Assim, o casal deixa o escritório do conselheiro disposto e determinado a mudar seu casamento. A primeira coisa que a mulher faz é comprar o livro recomendado Faça um Favor a Você e Ame o seu Cônjuge e começa a ler.
        O marido chega em casa depois de um dia de trabalho cansativo e encontra sua mulher bem vestida, com castiçais na mesa e um aroma campestre espalhado pelo ambiente.


        Ele pergunta, “Onde estão as crianças?”.
        “Não se preocupe, querido”, ela diz.
        Ele pensa, Meu Senhor, tenho uma nova mulher!
        Depois, a mulher deixa convenientemente o livro Faça um Favor a Você e Ame seu Cônjuge, bem à vista, em cima da mesa. O marido pega-o para ler.


        No outro dia, ele chega em casa com uma rosa vermelha e a cumprimenta com “Olá, meu amor”. E, começa então a fazer todas aquelas coisinhas amorosas que significam tanto.
        No sábado de manhã, a mulher é acordada com um beijo e o marido coloca em seu colo uma bandeja de café da manhã com uma rosa vermelha ao lado da comida.“Eu tenho um novo marido!”, ela exclama.
        Ambos permanecem no paraíso por algum tempo.Mas, três meses depois a vontade de se esforçar para ser um cônjuge amoroso começa a acabar.
        Em um outro sábado de manhã, a mulher é acordada com um beijo e outra bandeja de café da manhã com uma rosa vermelha ao lado da comida. Ela diz irritada, “Ah, não tem outra flor na floricultura sem ser esta?”.
        Marido responde, “Eu vou jogar você para fora da cama, mulher!” E a batalha dos sexos recomeça!
        Seja fumar, comer muito, discutir com seu cônjuge ou qualquer outra obra da carne, o princípio é o mesmo:Depender apenas da força de vontade para mudar suas fraquezas carnais o levará apenas até um certo ponto. É somente através do Espírito que você mortifica as obras do corpo.


A Palavra de Deus É o Padrão

Jesus nos disse em João 15:2 que por sermos ramos da Videira verdadeira seremos purificados para darmos mais fruto. Então, no próximo versículo Jesus diz, Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado (v. 3).

        Em outras palavras, a Palavra de Deus é o padrão para nossas vidas. Sem a Palavra, onde obteríamos a informação que precisamos para discernir entre o bem e o mal ou entre a verdade e as mentiras?
        Existe apenas um fundamento da verdade em todo universo e este é a Palavra de Deus. O mundo islâmico diria a você, “Nosso sistema de religião é a verdade”. Mas não é. Isto é um engano e os mulçumanos não sabem disto. Os budistas também tentarão lhe dizer que possuem a verdade. Alguns dos dogmas budistas até parecem ter um certo conceito de sabedoria de vida, mas, eles não possuem a verdade eterna.
        Somente a Palavra pode ser confiada como um padrão para a verdade. Ela não veio deste mundo, veio do Próprio Deus.
        A segunda Pessoa da Trindade é chamada de poderoso Logos, ou a Palavra que veio à Terra encarnada como o homem Jesus Cristo. O Poderoso Logos foi escolhido pela Trindade para cruzar e fechar a brecha entre a humanidade e Deus. Uma das maneiras pelas quais Ele fechou aquela brecha foi provendo informações sobre a Trindade. Ele disse, “Quem me vê, vê o ai” (João 14.9).
        Os antigos filósofos buscaram algo para conectar a brecha entre Deus e o homem. Sócrates, Platão e outros filósofos famosos tentaram mergulhar suas mentes no infinito perguntando-se, “Existe algo além disso? Quem é o Pensador original? Quem é o Motor imóvel?” Mas, eles não obtiveram respostas. Eles apenas sabiam que devia existir algo além.
        Então, João trouxe a revelação que aqueles filósofos gregos buscaram por tantos anos. Ele disse, “Vocês querem saber quem é o Motor que não pode ser movido neste universo? Eu lhes direi”.
        “Antes de qualquer coisa ter um início havia o Logos. O Logos estava com Deus. O Logos era Deus. E o Logos ficou face a face igualado a Deus. Tudo foi feito pelo Logos. Nada na criação foi feito sem Ele [João 1:1-3]. Claro que eu posso lhes dizer quem é o Motor que não pode ser movido. Ele é o Poderoso Logos, a Palavra. Ele é Aquele que fechou a brecha entre o homem e Deus”.
        Portanto, se você está tentando ser purificado por qualquer outro padrão sem ser o Logos, você está perdendo seu tempo. Uma das coisas mais enganosas com as quais você pode se envolver é com uma religião que exige uma lista de coisas insignificantes que não estão na Palavra de Deus. Você pode passar anos tentando seguir um conjunto de leis feitas por homens que não fazem nada para mudar você de dentro para fora. Existe apenas um processo de purificação e Jesus já o disse: Vós já estais limpos PELA PALAVRA que vos tenho falado (João 15:3).


Quebrando o Ciclo da Derrota.

        Então, é através do Espírito e de acordo com a Palavra de Deus que mortificamos os feitos do corpo – os medos,falhas e maus hábitos com os quais a carne tenta nos manter em um ciclo de derrota eterno. Essa é a única maneira que podemos tirar os limites de nossas vidas.
        Eu descobri que um dos principais papéis da liderança do Espírito Santo em nossas vidas é nos tirar de todos aqueles caminhos que sobraram do domínio da natureza carnal. Estas “sobras” podem sabotar tudo o que Deus está tentando fazer em nossas vidas.
Um dia eu perguntei a meu irmão (que na época era um detetive em Memphis), “Você quer mesmo saber o que o impede de ser um multimilionário?” Ele foi sábio o suficiente para me responder corretamente. Seu emprego não tinha nada a ver com isto. O problema dele era sua própria maneira limitada de pensar, que o havia dominado por toda sua vida e o mantido preso.
        Em Marcos 9:23, Jesus disse que tudo é possível àquele que crê. Portanto, a única barreira entre nós e qualquer tipo de milagre é a maneira carnal ou sistema de pensamentos que tem nos prendido no âmbito da alma.Esta maneira, que não é Bíblica, não dá substância à fé. A esperança foi programada erroneamente – foi deixada de lado. Está cheia de medo e tormento ao invés de fé.
        O Espírito Santo irá substituir aquela confusão pelo tipo de esperança que pode dar substância à fé. Mas, precisamos nos entregar a Sua liderança quando Ele começar a tirar pela raiz aquelas maneiras destrutivas;senão, continuaremos na mesma prisão invisível até o dia de nossa morte.
        Veja, não foi por acidente o que Paulo falou em Romanos 8:14, Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus, após falar sobre a mortificação dos feitos da carne no versículo 13. Os versículos 13 e 14 são um pensamento contínuo. O termo “filho de Deus” se refere ao crente maduro que foi nutrido pelo Espírito Santo a ponto de poder andar agora em sua nova natureza ao invés de andar nos feitos da carne.
        Paulo está descrevendo no versículo 14 um estado de maturidade espiritual no qual maneiras carnais e sistemas de pensamentos não podem mais lhe dominar,porque agora você está andando na sua nova natureza e não de acordo com a carne.
        Muitas vezes os crentes que ainda são imaturos e carnais querem que o Espírito Santo lhes mostre coisas pessoais de outros ou que Ele lhes diga qual carro comprar. Mas, a única coisa que o Espírito Santo pode fazer com um crente nesta condição espiritual é tirá-lo de sua própria confusão.
        Você pode dizer, “Bem, eu quero que Deus me guie neste ministério ou nesta promoção de emprego”. Mas, a primeira coisa que Ele irá fazer é lhe tirar de tudo que o tenha mantido num ciclo contínuo de derrota.
        É sobre isto que Romanos 8:13, 14 está falando: Todos que permitirem que seu espírito seja nutrido e ensinado pelo Espírito Santo, são os filhos maduros de Deus. Pois é através do espírito – a nova natureza no interior deles – que os feitos da carne são mortificados. O Espírito Santo os tirará das maneiras e sistemas que os aprisionam.
        Paulo descreveu esta condição de escravidão em Romanos 7:7-24. Ele disse, Desventurado homem que sou. Existe uma tendência em meus membros para pecar e quanto mais eu tento servir a Deus mais ela luta em minha mente. Não existe nada em mim que possa conter isto. Apesar de Deus ter me dado a Lei e de eu ter tentado segui-la, este desejo pelo pecado luta constantemente em meu interior.Pareço não conseguir pará-lo”.
        Esta condição espiritual sem esperança é a razão pela qual o mundo se tornou culpado diante de Deus e sujeito ao Seu julgamento. O mundo precisava de um Salvador.Romanos 8 nos diz como o Salvador veio e nos tirou de nossa escravidão na carne, colocando-nos no caminhar do Espírito.


2 comentários:

Leonardo Gonçalves disse...

Alô Adele,

Que blog lindo! Não conhecia esse template. Deve ter dado um trabalhão instalá-lo no blogspot, né?

Que Deus continue te abençoando, e te dê um feliz 2009!

Leonardo G. Silva

Anônimo disse...

Fala querido. Tudo na paz ?
Seu blog está muito legal.
Lindas as fotos.

Continue sendo um instrumento nas mãos de Deus.

Graça e paz.

Paulo Itajahy