21 de ago. de 2008

Pensamentos cativo


Levando Cativo Nossos Pensamentos à Obediencia de Cristo


___Cata do Pastor:DAVE ROBERSON Belo Horizonte, setembro de 1999.


___Desde que iniciei o meu ministério, o maior desejo do meu coração é assistir e participar de um grande avivamento espiritual. E embora a maioria dos cristãos aceitem essa idéia, sei que poucos deles entendem realmente o que é um avivamento espiritual. E mesmo concordando que o mundo precisa de um avivamento, vale perguntar: Será que você e eu estamos preparados para nos entregarmos a Deus de tal forma que Ele possa promover um avivamento?
..
___Observe o que Paulo disse:
..
Mas, se o nosso evangelho ainda está encoberto, é para os que se perdem que está encoberto, nos quais (Satanás) o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus" - 2 Coríntios 4:3,4.


___A dificuldade, para todos nós, está no nosso modo de pensar. Claro que concordamos com o apóstolo Paulo, no que se refere à triste condição espiritual da grande massa de humanidade ao nosso redor; mas será que entendemos exatamente o que Paulo diz, nessa citação?O que quer dizer"cegou os entendimentos dos incrédulos"? Será que entendemos como isso acontece no dia-a-dia das pessoas? E você observou a razão por que Satanás opera dessa forma na mente dos homens? Observe com atenção: É "para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo".
___Venho pensando muito a esse respeito e muitas vezes me pergunto: Será que nós, cristãos, entendemos o que Cristo realmente fez por nós? Ele mudou completamente a condição da humanidade em relação a Deus, ou seja: quando Jesus morreu na cruz e ressuscitou, 'raiou uma luz' no mundo, ou, como disse o profeta Isaías:"proclamou libertação aos cativos, e pôs em liberdade os algemados" (Isaías 61: 1).
___Você observou quem recebeu 'libertação'? Os cativos e algemados, aqueles a quem Satanás "cegou-lhes o entendimento", que é a razão pela qual não vemos o avivamento espiritual que todos nós desejamos ver. Mas antes que você pense que a falta de entendimento é só na sociedade em geral, observe o que Paulo afirma em sua segunda carta aos Coríntios:

Embora andamos na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e, sim, poderosas em Deus para destruir fortalezas, anulando sofismas, e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus. Levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo - 2 Coríntios 10:3-5.

___A razão pela qual não vemos o avivamento espiritual no mundo como desejamos é porque, lamentavelmente, nós, os cristãos, ignoramos o que Satanás tem feito em nossas próprias mentes. E o que ele tem feito? Ele tem construído fortalezas de erro em nosso pensamento. fazendo-nos pensar errado. E como Satanás conseguiu isso? Levando-nos a confiar em doutrinas de homens e em sistemas de pensamento errados (sofismas, que não têm base na Verdade), ao invés de submetermos todo pensamento à obediência de Cristo. Lamentavelmente, temos dado mais valor às opiniões e pensamentos de homens (os supostos 'líderes' da igreja) do que àquilo que o Espírito Santo nos ensina quanto à obra redentora de Cristo.
___Temos de vigiar continuamente a nossa maneira de pensar, para "não nos conformarmos com este século, mas transformarmo-nos, pela renovação da nossa mente, para que (aí, sim) experimentemos qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus"(Romanos 12:2).
___Satanás é muito religioso, e ele conseguiu afastar os homens da Verdade de Deus através de sutilezas da religiosidade, tanto nos grandes sistemas religiosos do mundo quanto dentro do próprio cristianismo. Como Jesus advertiu: "invalidastes a Palavra de Deus, por causa da vossa tradíção"(Mt. 15:6). Todos nós temos de atentar sempre para aquilo que estamos praticando, para não cairmos nesse erro; e a única maneira de se guardar de fazer isso é prestar muita atenção no sentido de viver o Evangelho exatamente segundo o Espírito e a Palavra.
___Mas alguém pode me perguntar como fazer isso, como é possível renovarmos nossa mente dessa maneira. A resposta é: passando tempo a sós com Deus, orando em línguas e meditando na Palavra. Como precisamos nos encher do Espírito, e ler, e meditar na Palavra, para podermos conhecer melhor o nosso Deus!Há uma trecho, no livro dos Atos dos Apóstolos, que serve para enfatizar os cuidados constantes que você e eu temos de ter, se desejamos fazer parte de um avivamento espiritual:
.
"Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus" - Atos 4:13.
.
___Observe bem a frase grifada de azul nessa citação. Esse é o segredo da vida para todos aqueles que desejam contribuir para um avivamento espiritual: é essencial tomar todas as medidas possíveis para 'estar com Jesus', e isso de modo prático.
___O avivamento espiritual tem de começar em nossos próprios corações, e isso implica em 'levarmos cativo todo pensamento à obediência de Cristo'. Todos nós necessitamos 'transformamo-nos pela renovação da nossa mente', pois Satanás trabalha incansavelmente no sentido de fazer com que nos 'conformemos a este século', que nos adaptemos aos modos e idéias da sociedade ao redor. E não pense você que com isso estou falando em proceder como os ímpios! Infelizmente, Satanás tem conseguido introduzir, na igreja, muita doutrina falsa e muitos procedi­mentos que nada têm a ver com a vida espiritual. E são esses procedimentos e doutrinas que constituem 'fortalezas no modo de pensar' de muitos cristãos, as quais não são facilmente destruídas. Através de estratégias bem orientadas da malícia, Satanás tem cegado o entendimento de muitos cristãos, de modo que eles não mais sabem distinguir a Verdade da mentira. Satanás é perito nisso; e você e eu temos de ser muito vigilantes para não sermos enganados por ele, pois, em todo momento, o adversário procura roubar a Verdade de Deus do nosso coração, fazendo com que simplesmente 'ouçamos e observemos' o Evangelho, ao invés de vivê-Io, de vivenciá-lo em nosso dia-a-dia.
___Não se engane! Em todo momento, você é alvo dos ataques de espíritos enganadores. Através de doutrinas falsas e procedimentos religiosos, Satanás aprisiona você em sofismas e altivez muito sutis que "se levantam contra o conhecimento de Deus". Tenho de advertir você, com toda a força do meu ser, no sentido de "exortá-lo a batalhar diligentemente pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos" (Judas 3).
___É essencial, repito: é essencial que você viva a sua fé no dia-a-dia; mas isso somente se tornará possível na medida em que você se alimentar da Palavra, pois somente a Palavra de Deus produz fé em nós.Tome muito cuidado para não subestimar o seu inimigo. O que ele quer é cegar o seu entendimento e fazer com que você não se submeta à Verdade, à obediência de Cristo, como o Espírito Santo lhe ensina fazer. É dessa forma que Satanás constrói as fortalezas de erro em nossa mente, aprisionando-nos em pensamentos errados, filosofias e raciocínio natural, que nada têm a ver com a Vida em Deus.
..
Creio, irmã(o), que você, como eu, deseja contribuir para um grande avivamento espiritual no Brasil. Assim, exorto-o a tomar todas asmedidas possíveis no sentido de "levar cativo todo pensamento à obediência de Cristo", em todas as áreas de sua vida.

3 comentários:

Anônimo disse...

André, Muito obrigado pelo visita ao blog e pela palavra de incentivo. Acabei de postar uma Carta de Deus que chegou para você.

Vc tem um blog lindo, um dia consigo deixar o meu como o seu.
Veja também o meu outro blog:
www.pastorvanelli.blogspot.com

abração.






p:\\asaffe.blogspot.com

Anônimo disse...

Por que nao:)

Anônimo disse...

A paz pastor , gostei mesmo desta esplicacao vou levar ao conhacimento da igreja vou pregar amanhã gostaria de Deus me desce a palavra dele ora por me ?