24 de abr. de 2009

ENTENDENDO A FÉ





Carta Dave Roberson /Março 2009
Querido Irmão,

___A maior parte de nós passa a vida inteira tentando entender como a fé funciona, mas poucos conseguem compreendê-la. É com muita freqüência que deixamos de desenvolver a força necessária em nosso caráter para permanecer firme o suficiente na Palavra de Deus, a fim de superar os problemas.
___Em minha própria vida, descobri que orar no Espírito Santo é uma das melhores coisas que posso fazer para desenvolver o “poder” em meu caráter que Deus precisa para Se mover em meu problema. Deus precisa de uma certa cooperação do âmbito da alma; Ele precisa do tipo de fé que pode usar para me sustentar enquanto Ele opera uma solução permanente para o meu problema. Hebreus 11:1 diz:
Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem".
.
___O que é difícil sobre a esperança é o fato de ser um produto da alma, o que a faz ser geralmente produzida pelas forças que operam lá, como a nossa mente, nossa vontade, nosso intelecto e nossas emoções. Por exemplo, quando a economia está boa, temos esperança de prosperar e talvez até compremos um carro novo. Ou então, podemos receber esperança se um médico nos mostra uma radiografia e nos diz que tudo vai ficar bem. Assim, na maioria das vezes, a nossa esperança é baseada em nossas circunstâncias naturais, naquilo que vemos, ouvimos, cheiramos ou sentimos. Mas, infelizmente, a esperança “natural”, que é construída a partir de provas circunstanciais que nos cercam, não é o tipo de esperança que dá substância para a fé. Para termos o tipo de fé que agrada a Deus, precisamos entrar em outra arena, estabelecendo a nossa esperança APENAS na Palavra de Deus.
___Um dos principais atributos da esperança é que ela se submete a tudo que mais a sujeitamos. "Seja dez horas de violência na TV ou notícias contínuas sobre problemas financeiros". Pode até ser o silêncio do médico depois de mostrar uma radiografia, que indica morte certa.
___No entanto, a esperança que está no âmbito da alma também se conforma à Palavra de Deus se tivermos a mesma diligência que um viciado em televisão. E passarmos, por exemplo, seis horas por dia lendo a Palavra de Deus ou orando no Espírito Santo, finalmente transformaríamos a nossa esperança na forma em que Deus pensa. Se a nossa esperança um dia conseguir dar substância para a fé, ela precisa ser programada pela Palavra de Deus, não pelas circunstâncias diárias.
----Vamos usar essa situação para entender melhor o tipo de fé que os anciãos da Bíblia alcançaram. De acordo com o capítulo 11 de Hebreus, eles receberam, pela fé, um bom testemunho que agradou a Deus. Não importa quão ruim fosse o problema, aqueles anciãos lembraram que SEMPRE HÁ ESPERANÇA, e nós
também devemos nos lembrar disso!
.
___Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.Porque por ela os antigos alcançaram testemunho.Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo,dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala.
Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.
- Hebreus 11:1-7.
..
______Nos versículos 1 e 2, Paulo diz que os anciãos alcançaram um bom testemunho pela fé. Então, no versículo 3, ele nos diz como fizeram siso: Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.Tradicionalmente, sei que muitos pensam que este versículo se refere ao momento em que Deus estava diante do vazio, encheu Suas Palavras de fé e criou os mundos. Isso parece muito bonito, mas, na realidade, o assunto aqui é a fé daqueles santos. A palavra para mundos usada nesse versículo não é “cosmos”, ou seja, corpos celestiais ou planetas do universo, mas sim, a palavra para “gerações”. Ela se refere a gerações nas quais homens como Noé e Moisés viveram. Estes homens mostraram tanta fé que mudaram os mundos em que viveram. A fé de Moisés mexeu tanto com seu mundo que Deus disse em Romanos 9:17: Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra.
___Agora podemos começar a entender a segunda parte do versículo 3 de Hebreus, quando Paulo disse que as coisas invisíveis não são feitas do que é visível. As coisas visíveis são resultado da fé, o mesmo tipo de fé que os anciãos tiveram.
___Por exemplo, a arca de Noé existiu em seu coração muito antes de ser feita ou vista por alguém. Ela foi produto da fé dele na verdade da Palavra de Deus, falada para ele. Primeiro, Deus concebeu a arca, então, ele introduziu o desejo no coração de Noé e, através da fé dele, a arca apareceu.

Nenhum comentário: